Trabalho Madeira Maci a e Derivados
1.0 Madeira Maciça
Madeira maciça são tábuas feitas com pedaços inteiros das árvores. No Brasil, os móveis de madeira maciça costumam ser feitos de pinus e eucalipto de reflorestamento, ambas madeiras claras e leves. Mas também são usadas a imbuia, a teca e araucária, que são consideradas mais nobres e têm cores mais variadas.
Além de ser muito mais bonita e permitir uma enorme gama de acabamentos, a madeira maciça tem diversas vantagens em relação aos outros tipos de placas.
Para entender melhor todo seu potencial de qualidade - ela é bem mais resistente a danos mecânicos como arranhões e furos, podendo ser facilmente recuperada com a utilização de lixa e verniz adequados, se necessário!
É também o material natural mais resistente à umidade, podendo ser usada inclusive em móveis de jardim, que ficam expostos à chuva e sol. Um móvel feito com madeira maciça, se bem cuidado, pode durar mais de 100 anos e passar de geração para geração.
Vantagens: muito bonita e com alta durabilidade. Resistente a umidade, danos mecânicos e cupins.
Desvantagens: se for de uma variedade nobre, como o Guanandi, o valor pode ser um pouco elevado.
1.1 Uso da Madeira no Mobiliário
Em geral, madeiras duras são mais valiosas do que as madeiras macias, porque são raras. Mas não é sempre assim - resina, por exemplo, é uma madeira dura que compete em preço com as macias. Um modo mais prático de identificar a madeira é por sua textura e cor. As madeiras macias são mais fáceis de trabalhar e além disso são mais baratas e mais fáceis de ser encontradas.
As madeiras duras são mais raras de se encontrar, mas duram mais tempo são caras e difíceis de trabalhar.
1.2 Tipos de Acabamentos na Superfície
Acabamentos são aplicados na madeira por várias razões: realce da aparência natural, preservação da aparência, proteção da madeira e de sua aparência, propiciar uma superfície de fácil limpeza. O valor de um acabamento de madeira pode ser avaliado pelos