RELATORIO 1 TEORIA DOS ERROS
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, Engenharia Civil - 2º Trimestre ,Turma: 2015.1
Ana Maria Fér Pereira; Caroline Bispo da Silva; Érica Dolores do Nascimento Batista; Juliana Carvalho Matos; Letícia Góis de Macêdo; Polyanna Falcão Paim Borges.
Entregue ao professor Gilson Amorim da disciplina Física A
Resumo: O objetivo desta prática é realizar medidas diretas, considerando os erros experimentais e obter resultados secundários a partir destas medidas, aplicando a teoria de propagação de erros. Também serão apresentados instrumentos de medição e sua forma de utilização.
Palavras-chave: Paquímetro, Teoria dos Erros, Experimento.
I. Introdução
As medidas são usadas em infinitas situações, e de acordo com a teoria dos erros não é possível de obtê-la totalmente exata, pois, segundo o site www.fis.ita.br, medição é conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza e o valor verdadeiro de uma grandeza é o valor que seria obtido de uma medição perfeita e a determinação do mesmo pode ser entendida como o objetivo final da medição. Entretanto, deve ser observado que o valor verdadeiro é por natureza, indeterminado.
Para conseguir minimizar esses erros são feitos cálculos que tem como a finalidade encontrar o valor da medida mais próximo possível do real, os cálculos utilizados neste relatório foram o da média aritmética (equação 1.1), desvio médio (equação 1.2), desvio padrão (equação 1.3).
Equação 1.1 Equação 1.3
Equação 1.2
Outros cálculos realizados foram o de propagação dos erros no qual tem como objetivo percebe como os erros nas medidas direta afeta a medida final. As formulas utilizadas para identificar a propagação foram as seguintes:
Desvio médio:
II. Experimento
O experimento consistiu em medir, com o paquímetro: o comprimento, a largura e a altura da caixa de fósforos, e determine o volume da caixa. Tendo o volume da caixa de fósforos, foi realizado o mesmo procedimento de