asdas
ii
Avaliação técnica e económica de casas pré-fabricadas em madeira maciça
RESUMO
A construção de casas de madeira é uma solução habitacional utilizada em muitos países no mundo, como os Estados Unidos da América, o Japão e a Finlândia.
Fez a sua aparição em Portugal a relativamente pouco anos, tendo-se assistindo ultimamente a uma expansão notória, impulsionada por um conjunto de factores, dos quais se destacam a consciencialização geral da população para as questões do meio ambiente.
Em consequência desta nova tendência, têm aparecido no mercado cada vez mais empresas construtoras de casas de madeira. No entanto, o carácter ainda relativamente novo destas soluções apresenta uma grande falta de informação rigorosa e objectiva.
Este trabalho procura dar um contributo no sentido de esclarecer o público em geral sobre as vantagens e inconvenientes deste tipo de solução.
A materialização das vertentes expostas ao longo deste trabalho desenvolve-se em cinco capítulos. No primeiro são abordados temas fundamentais para enquadrar esta temática como sejam o enquadramento histórico e a evolução das casas de madeira, a caracterização dos vários tipos de construção em madeira.Com especial ênfase nas casas de troncos e uma análise do mercado nacional do sector e das principais empresas que o constituem.
Os restantes capítulos dividem-se em essencialmente três vertentes: a primeira refere-se à elaboração de uma casa padrão em madeira maciça e descrição das regras sobre as quais se deve basear a concepção e execução das casas de madeira maciça; a segunda à definição de uma habitação equivalente em alvenaria tipo que permita uma comparação; a terceira à análise e à avaliação do desempenho das características técnicas e económicas das casas em madeira maciça.
Em anexo, apresentam-se um repertório, de algumas, das diversas empresas existentes no mercado
português.