soja
A preparação esportiva que leva o atleta a uma performance ótima inclui três sistemas: sistemas de competições, de treinamento e de fatores complementares. Também é importante citar o auxílio dado pela organização, estruturação e o controle no ganho de performance no alto-rendimento. Normalmente o primeiro contato com o esporte ocorre, em média, aos sete anos de idade e o início do indivíduo em grupos de performance desportiva acontece a partir dos dez anos de idade. (PINTO, 2007 apud GOMES, 2002)
Considera-se que a capacidade de performance esportiva é formada por: qualidades pessoais (capacidades intelectuais, qualidades morais e físicas); capacidades habilidades técnico-táticas; fatores físicos de condicionamento e de coordenação da performance (resistência, força, velocidade, mobilidade, destreza, entre outras); fatores constitucionais e higiênicos (saúde). (PINTO, 2007 apud PEREIRA, 2001)
CAPACIDADES MOTORAS ENVOLVIDAS NO TREINAMENTO DOS TENISTAS:
A preparação física é um dos aspectos primordiais no desenvolvimento das capacidades motoras: força, velocidade, flexibilidade e resistência. VELOCIDADE: O trabalho para melhorar a velocidade pode ser dividido em duas etapas inter-relacionadas; etapa de treinamento diferenciado de cada componente da velocidade e etapa de treinamento integral, na qual as capacidades locais unem-se às ações motoras de uma determinada modalidade esportiva. (PINTO, 2007 apud PLATONOV, 2001)
Especificamente no tênis colocaremos dessa forma:
TREINAMENTO DIFERENCIADO DE CADA COMPONENTE DA VELOCIDADE:
Treinamentos de tiro, com duração de 10 min.
Circuito com etapas: corda, movimentos com raquete, joelho ao alto, corrida ida e volta. Duração 4 min. (repetição de acordo com a necessidade do aluno)
Corrida intensa, duração 10 min.
TREINAMENTO INTEGRAL DOS COMPONENTES:
Caminhada/corrida. Duração correr 2min, caminhar (recuperar) 1min. Duração 30 min.
Atividade: rebater e