Trabalho MAcroambiente
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá integrar equipes em confecções, atuar como autônomo ou ainda dono de negócio próprio.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
• Aplicar técnicas de bordado, termocolantes, tingimento, descoloração e pintura considerando as características dos tecidos e das matérias primas para atingir os resultados esperados.
• Desconstruir a roupa cortando golas e mangas a fim de modificar sua modelagem.
• Criar flores em tecido e fita que possam ser usadas como apliques para roupas e acessórios.
• Combinar técnicas de customização considerando conceitos estéticos e adequação ao público-alvo.
Panorama de mercado
O mercado de moda no Brasil vem se expandindo nas duas últimas décadas, ao mesmo tempo em que ocorre uma mudança de comportamento do consumidor. De um lado, está aquele que deseja adquirir peças exclusivas, fomentando um varejo que cria poucas peças por modelo. De outro lado, está o consumidor que aderiu ao lema em voga “faça você mesmo”, e tem necessidade de ferramentas para criar e modificar suas roupas.
A customização, mais do que um desejo individual do consumidor final, é presença recorrente nas passarelas mais disputadas do mundo da moda. Numa sociedade de consumo em massa, em que os grandes magazines dominam o mercado denominado fast fashion, a prática de aplicar bordados, bottons, amarrações e tingimento tornou-se um brado de individualização do produto pret-à-porter.
Customizar é uma das modas destes tempos pós-modernos. Na busca incessante da identidade, cada um quer vestir algo que reflita um pouco de sua personalidade. Daí a onda de apropriar o figurino ao estilo pessoal ou à demanda do consumidor. Assim, é possível mudar, converter uma roupa ou um complemento em uma extensão do jeito de ser da pessoa.
Assim, bordando uma peça já usada, criando desenhos ou pintando sua superfície, cortando mangas ou decotes, o indivíduo está