Trabalho Logistica
É um processo antigo, entretanto não tão valorizado como atualmente, pois antes da década de 80 a logística inversa era somente a parte de coleta de material reciclável e de garrafas de bebidas de vidro.
Esse fluxo físico citado acima tem dois tipos de processo chamados de logística inversa e reversa, no qual a reversa tem como prioridade o reaproveitamento do material, tornando a vida útil dos materiais bem maior, devido à reciclagem de qualquer tipo de produto, tais como: produtos desperdiçados, produtos de devolução e reciclagem.
Esquema do Processo de Logística Reverso:
O fluxo físico do Processo de Logística Inversa representa a parte de devolução dos produtos, sendo designado em: devolução do consumidor e devolução por erros de expedição.
As devoluções feitas por parte do consumidor tem tido uma taxa de crescimento muito alta, no entanto, a tendência é que essa taxa suba a cada ano que passa devido à alta exigência que os clientes têm e o aumento das expectativas em cima dos produtos consumidos.
Com isso as empresas dão uma resposta muito satisfatória aos seus consumidores, permitindo a devolução dos produtos caso não venha suprir as expectativas de cada um, mesmo que isso tenha um custo para as empresas, sendo suportado pelas empresas para assim aumentar a competitividade no mercado.
Já nas devoluções por expedição, ou seja, erros cometidos pelas empresas. Estes erros têm vários motivos tais como: erro de etiquetagem, falhas do operador logístico, erros humanos.
Diferentemente dos erros de devolução, os erros de expedição, são mais fácil de serem reduzidos, através de processos de armazenagem e expedição.
Mas hoje em dia a logística inversa está muito mais abrangente, englobando as partes físicas dos produtos, a parte informacional dele e toda a gestão necessária para aquele