Trabalho Leila Letramento E Alfabetiza O
Curso-Pedagogia e Licenciatura
Disciplina: Letramento e Alfabetização
Prof. Rosemeire Farias
Palmas/TO, 14 de Novembrode 2013.
Alfabetização
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, ela é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
É de pequena que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e escrever, é com alegria que pais e professores acompanham os primeiros passos à escrita - reconhecendo letras, palavras e formação de frases. O processo de alfabetização da criança começa exatamente neste período e tem sua continuidade com a chegada do ano escolar.
A partir dos diálogos feitos com o grupo, onde foram relembrados como aconteceu o processo de alfabetização de cada componente, percebeu-se que todos iniciaram a ser alfabetizados em casa, antes de começar a frequentar a escola com o acompanhamento dos pais e de irmãos mais velhos. Foram recordados também momentos marcantes no processo de alfabetização, o quanto era curioso cada novidade conhecida, a partir do momento que conhecia uma letrinha nova ou um numero novo, ao passar pelas ruas logo se identificava o que tinham aprendido em sala.
Estar alfabetizado é...
Estar alfabetizado é ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código.
Estar alfabetizado é também atribuir significado e sentido às funções