trabalho curso di
Na época em que os homens das cavernas ainda existiam, eles não sabiam se comunicar através da fala, então tinham que achar outros modos para se comunicarem uns com os outros, eles se comunicavam de diversas maneiras, e uma delas era através do desenho.
Ate onde se sabe, a comunicação através de desenhos começou por volta de 8.000 anos a.C. e os desenhos eram feitos em cavernas. E o povo sumério foi a primeira civilização a usar a escrita pictográfica e ideográfica que era a escrita que usava desenhos para representação das coisas e de objetos materiais.
Na antiguidade o desenho ganhou um status sagrado, como no Egito, por exemplo, onde era usado para decorar tumbas e templos. Para os antigos egípcios uma grave condenação para alguém após a morte era ter os desenhos de sua tumba raspados.
Cada povo desenvolveu na antiguidade um estilo e sistema diferentes de desenho cada estilo com significado próprio. Na antiguidade clássica, por exemplo, os gregos e romanos utilizavam os desenhos para representar os deuses.
Na mesopotâmia o desenho Já era usado para representar a terra e rotas.
Assim como o desenho e os estilos de desenho foram evoluindo os materiais utilizados para fazer os desenhos também evoluíram, como a invenção do papel há mais de três mil anos, ou a invenção da caneta esferográfica, caneta tinteiro e do nanquim.
De quadrinhos a caricaturas e animações os desenhos mudaram drasticamente e a cada ano que passa novas técnicas e estilos são desenvolvidos e criados, além de técnicas de impressão arte finais etc..
Alguns dos estilos de desenho são: cartuns, charges, desenhos técnicos, desenho artístico, caricatura, animes, mangás, grafite e outros.
Com as novas tecnologias o que se espera é que a evolução dos desenhos continue e fique cada vez melhor.
Fontes: http://www.infoescola.com/historia/historia-da-comunicacao-humana/
http://www.infoescola.com/artes/historia-do-desenho/