Desenho Instrucional
De maneira simplista, dizemos que o design instrucional - DI é uma ação intencional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, desenvolvimento, aplicação de técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de promover a aprendizagem humana.
Em outras palavras: o DI é definido como um processo de identificação de problemas de aprendizagem e, consequentemente, o desenho, implementação e acompanhamento das soluções arquitetadas para este problema.
Ao desenvolver o projeto de um curso a distância, é preciso considerar uma série de fatores, mas talvez o mais importante deles seja a percepção de que a estratégia de aprendizado on-line é, em sua própria essência, diferente do presencial.
A prática de estudar e arquitetar soluções para o problema de instrução educacional ocorre em diferentes níveis de concepção.
Define-se esses níveis como macro, meso e micro. Em nível macro, a ação define-se uma direção comum a todas as experiências de aprendizagem de uma instituição, departamento, ações governamentais em que as diretrizes adotadas pelo designer instrucional na prática de suas atividades seguem recomendações de âmbito nacional, estadual ou municipal.
Em nível meso, o designer instrucional ocupa-se com a estruturação de disciplinas, cursos programas ou projetos educacionais ou coorporativos, enquanto que em nível micro atua com desenho e composição das unidades de estudo a serem incorporados dentro de disciplinas ou módulos.
O processo mais aceito dentro do Desenho Instrucional é o Instructional System Design - ISD ou Design de Sistemas Instrucionais, em que, embora cada instituição tenha sua forma de aplicação do DI, todas compartilham a ideia central do ISD de dividir o desenvolvimento de ações educacionais em fases ou sequência menores: de análise de necessidades, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação das soluções educacionais.
Ao compreender que