Doenças causadas pelo consumo de refrigerantes
Tema: Doenças causadas pelo consumo de refrigerante
Breve relato sobre o Refrigerante:
Refrigerante é uma bebida não alcoólica e não fermentada, fabricada industrialmente, à base de água mineral e açúcar, podendo conter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais e gás carbônico. Neste grupo, encontra-se também a água tônica. No século XVI, a fabricação e a elaboração dos refrigerantes eram exclusivamente realizadas por farmacêuticos que, devido aos seus conhecimentos de química e medicina, produziam e comercializava como produtos farmacológicos.
Os refrigerantes, independente das suas marcas ou características como ser de fruta, “diet”, “light” ou “zero” são conhecidos por ser, tanto uma bebida apreciada e que está presentes em diversas situações sociais, quanto uma bebida perigosa para a saúde humana, já que contém inúmeras substâncias que causam danos ao organismo.
Os Estados Unidos enfrenta uma verdadeira epidemia de obesidade – e o refrigerante certamente é um de seus agentes causadores. Estudos de todo o mundo relatam os malefícios dessa bebida. Um deles, realizado pela Escola de Medicina da Universidade do Texas em 2011, chegou à conclusão de que quanto mais uma pessoa bebe refrigerante diet, mais ela engorda, podendo haver ainda aumento do nível de açúcar no sangue. Isso mesmo, o refrigerante diet pode ser ainda mais perigoso que o refrigerante normal.
Isso porque o refrigerante já contém altos níveis de açúcar, e o diet é uma verdadeira bomba de aspartame, que, em altas doses, pode aumentar o risco de câncer. Além disso, o refrigerante diet não apresenta nenhuma fonte nutricional e ainda possui excesso de sódio. Sim, ele possui baixas calorias, mas são calorias vazias, assim como as do álcool, que em nada contribuem para a nutrição do organismo.
Doenças causadas pelo consumo do refrigerante
1. Asma
O benzoato de sódio encontrado em grande parte dos refrigerantes é associado por muitos profissionais da