TRABALHO LE O XII
Aline França Paiva R.A. 313101540
Vanessa Aparecida da Silva R.A.313204426
Maria Adelaide Guggenberger R.A.313106507
São Paulo 2013
Uninove – Universidade Nove de Julho
Aline França Paiva R.A. 313101540
Vanessa Aparecida da Silva R.A.313204426
Maria Adelaide Guggenberger R.A.313106507
Trabalho apresentado para compor nota de avaliação das disciplinas do curso: Teoria do Serviço Social, AV1, 2º semestre, período matu-tino, Vila Maria.
São Paulo
2013
Introdução
A Fundação Leão XIII foi à primeira instituição a prestar serviços as favelas do Rio de Janeiro e encontrou em seu caminho os comunistas que desejavam interromper seu trabalho, tendo em vista a quantidade de habitantes da favela e a vista política é uma fabulosa mina de votos eleitorais. Porém sua tentativa foi fracassada. Esta instituição com o apoio e grande influência da igreja católica efetuou serviços como educação, lazer educativo, assistência a saúde da população entre outros. Ao analisar todo conteúdo podemos perceber que houve realmente melhorias e lutas para a classe proletária, mas não poderemos de olhar de forma crítica qual era realmente seu objetivo.
CONTEXTO HISTÓRICO
Na década de 1930, a economia brasileira passava por uma mudança de agrário-exportadora para industrial, nesse período houve a migração numerosa de agricultores, pessoas do campo para as cidades, o que chamamos de êxodo rural. Nessa época, o Distrito Federal era localizado no Rio de Janeiro, que passa a possuir uma população numerosa, e acelerada, devido à industrialização urbana, que demandava mão -de- obra excedente.
Com o avanço da industrialização e o crescimento desordenado da população nas áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária, com isso o Estado absorve partes das reivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as