Automa O Da Informa O
Prof. Dr. Eduardo Santarém
Sistema para automação da informação legislativa
Roseli Ribeiro
Felipe Benevenutto
Gabriela Rodrigues
Michelle Rocha
Lourenço Camargo
Ana Eliza Duarte
Câmara da Prefeitura de Ribeirão Preto
• A proposta para a elaboração de um sistema de gestão de informações politicas, será idealizada através do modelo de distribuição das pautas de votação e os arquivos das mesmas geradas pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto e disponível via web. (http://www.camararibeiraopreto.sp.gov.br/)
• Proposta: Repositório digital – FEDORA
-Linux-Windows;
-Linguagem Java;
-MySQL;
-Dublin Core;
-Sem restrições a formatos, e facilidade em exportação e importação de dados.
Possibilidades...
• Pensar em um sistema inteligente de processamento dos dados assim como a automação da informação acessível em seus diversos suportes: tablets, celulares, e plataformas de compatibilidade.
• Facilitar o acesso a tópicos como: qual é a pauta, o que é votado, quem as votas, quais regiões serão impactadas por tais decisões, e quais vereadores de acordo com as regiões de maior número de votos recebidos, partidos e interesses comuns a determinados bairros.
Objetivos:
• Visa exibir que a política municipal pode ser ampliada para acesso a todos e a participação da população por meios informáticos pode ser feita de forma simples, desde que bem planejada e voltada à questão social de fiscalização, e porque não, até mesmo um processo de letramento para o uso de tais ferramentas. Criar ferramentas de automação que sejam mais intuitivas e facilitadores no processo de educação e participação do eleitorado ante a seus eleitos, fomentar que consigam dialogar objetivamente com as reais necessidades e as decisões tomadas no campo politico.
Etapas: análise
• A metodologia do projeto de automação de informação política necessitará inicialmente da análise e quantificação de produção de informação, ou seja, para quantas pessoas será direcionada, e como será feita a