A IMPORT NCIA DA LEITURA Santiago
SÃO VITOR
Viviane Paes Santiago (PIBIC/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA-UEPR),
Conceição Solange Bution Perin (Orientadora), e-mail: sol_perin@yahoo.com.br
Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí - FAFIPA
Colegiado do Curso de Pedagogia/Paranavaí, PR.
Área e sub-área do conhecimento CNPQ: Educação: 7.08.00.00-6
Fundamentos da Educação: 7.08.01.00-2
Palavras-chave: Hugo de São Vitor, Idade Média, Alterações Educacionais.
RESUMO
Este estudo analisa algumas questões sobre as relações sócio/educacionais e religiosas inseridas na sociedade da primeira metade do século XII e que influenciaram as mudanças na formação social dos homens. O objetivo é entender que nesse período, devido às alterações ocorridas no medievo, relacionadas ao florescimento das cidades e do comércio, o homem buscava um entendimento de mundo que não estava mais pautado somente nos ensinamentos religiosos, mas também nos pautados sob o uso da razão.
Desse modo, trataremos sobre o papel que alguns dos mestres medievais representaram para a sociedade nesse contexto pois trouxeram uma compreensão da realidade que levavam os indivíduos a mudarem seu modo de pensar e de agir. Dessa forma, nos centraremos em entender o pensamento de Hugo de São Vitor, mestre vitorino, que discorria sobre a importância da leitura e da ética na conduta humana para alcançar a
Sabedoria. Para uma melhor explanação deste intelectual buscamos por meio de um estudo bibliográfico conhecer e compreender a importância do seu pensamento para as questões educacionais postas na primeira metade do século XII.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho apresenta um estudo sobre a influência do pensamento do mestre medieval Hugo de São Vitor em algumas alterações educacionais ocorridas na primeira metade do século XII, que levaram o homem a buscar outras formas de conhecimento, o que acabou influenciando nas mudanças de pensamento e comportamento do indivíduo.
Segundo Verger (2001, p. 78), era o [...]