Trabalho laxante
Laxantes são medicamentos que promovem a evacuação e podem ser divididos em 4 classes ou tipos:
Formadores de massa: São as fibras, naturais ou , mais recentemente, as sintéticas, e são a base para o tratamento inicial da constipação. Formam um gel que mantém as fezes macias e hidratadas. Têm ação mais lenta, mas são relativamente seguros a longo prazo.
Osmóticos: São substâncias que retêm água nas fezes, deixando-as mais hidratadas e moles. Podem ser açúcares/álcoois (em parte digeridos pelas bactérias do intestino) ou polímeros, moléculas mais modernas, não digeridas e nem absorvidas. Se usados em excesso, podem levar à diarréia e alteração de substâncias no corpo, como o sódio e o potássio. Esse risco é bem menor com preparações mais modernas balanceadas com essas substâncias.
Emolientes: São óleos não absorvidos que lubrificam as fezes e diminuem a absorção de água. Não são muito usados e podem causar pneumonia quando aspirados e deficiência de certas vitaminas.
Estimulantes ou irritantes: São substâncias que irritam a parede do intestino através de produtos da sua degradação pelas bactérias intestinais. São conhecidos popularmente como purgantes. Agem nas terminações nervosas do intestino, mas se usados por muito tempo, podem lesar estas terminações e originar dificuldades de movimentação do próprio intestino.
Isso tem duas