antraquinonicos
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS
MARIA LUANA JORGE SAÚDE
TRABALHO DE FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO.
TEÓFILO OTONI - MG
JUNHO, 2013
MARIA LUANA JORGE SAÚDE
TRABALHO DE FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO.
Trabalho apresentado ao Curso de Nutrição das Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial à aprovação da terceira etapa de notas da disciplina Farmacologia Aplicada à Nutrição.
Área de Concentração: Nutrição
Orientador: Professora Mara Hott.
TEÓFILO OTONI - MG
JUNHO, 2013
Antraquinônicos Catárticos
Fármacos de origem vegetal que contém heterosídeos antraquinônicos (antracênicos) são empregados desde a antiguidade como laxativos e purgativos. As antraquinonas são caracterizadas farmacologicamente por sua ação laxante, propriedade esta que é atribuída à presença de duas hidroxilas nas posições C-1 e C-8 e um outro grupo substituinte diferenciado em C-3.
Laxantes deste tipo bloqueiam a reabsorção de sódio e água através do bloqueio da enzima ATPase dependente de Na+/K+ (efeito antirreabsortivo). Ao mesmo tempo promove, em diferentes condições, a passagem de eletrólitos e água para a luz intestinal, o que aumenta a motilidade intestinal. Dentre as drogas mais importantes utilizadas na terapêutica, podemos citar o ruibarbo (Rheum palmatum, Polygonaceae), a cáscara sagrada (Rhamnus purshiana, Rhamnaceae), a sene (Cassia angustifolia, C. senna, Senna Alexandrina, Cesalpinaceae) e a babosa (Aloe vera, A. barbadensis e várias outras espécies, Liliaceae).
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Ruibarbo
Utiliza-se a raiz da planta, na forma de chá que apresenta característica amarga. Entre os usos mais populares do ruibarbo cita-se o emprego em casos de constipação (prisão de ventre) ocasional, anorexia, infecções do aparelho urinário, gengivites e faringites (como colutório).