Atps estrutura e análise das demonstrações financeiras
Etapa 1
Passo 2
As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que coleta-os, estruturando-os e analisando-os, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão.
As demonstrações financeiras são divididas da seguinte forma: Balanço Patrimonial (apresenta a situação patrimonial da empresa confrontando com os seus Ativos e Passivos ou Patrimônio Líquido); Demonstração do Resultado do Exercício (tem por finalidade apresentar um resumo dos resultados financeiros das operações da empresa em um determinado período); Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (relata como o Capital Circulante da empresa foi utilizado ou modificado); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (retrata as alterações ocorridas na conta durante o período).
Ativo
É o conjunto de bens e direitos de uma empresa, que se divide em três grandes grupos: 1. Ativo Circulante: Realizáveis a curto prazo (Até 365 dias após o encerramento do exercício atual); 2. Ativo não-circulante: Realizáveis a longo prazo (Após 365 dias do encerramento do exercício atual); 3. Ativo Permanente: São ativos para utilização nas atividades da empresa, e esta utilização é a longo prazo.
O ativo representa a utilização de recursos.
Passivo
São obrigações que a empresa possui. Também se dividi em três grupos: 1. Passivo Circulante: Exigíveis a curto prazo; 2. Passivo não-circulante: Exigíveis a longo prazo; 3. Patrimônio Líquido: São recursos de capital próprio, um bom exemplo de conta deste grupo, é o Capital Social (capital de sócios e acionistas) Demonstração do Resultado do Exercício
Nesta demonstração, é possível enxergar as despesas e receitas de um determinado exercício. O objetivo é