PARA QUE SERVE A SENE
Cassia angustifolia
Descrição : Da família das Leguminosas, arbusto de flores amarelas cujo fruto é uma vagem achatada com 6 a 8 sementes. Também conhecida como Sene-da-índia. Caracteriza-se por odor fraco característico e é classificado de acordo com o tamanho e cor de suas folhas, sendo as verde-azuladas as melhores e as amarelas mais pobres.
Habitat: A Cássia senna é nativa do Egito e Sudão, enquanto a Cássia angustifolia é nativa da Somália e Arábia.
Esta planta famosa cresce em grande parte do Norte de África, Médio Oriente e índia e a sua utilização é quase universal. Foi usada pela primeira vez por médicos árabes no século IX d. C. Com uma forte ação laxante, é eficaz no tratamento temporário da obstipação.
História: Os médicos Árabes foram os primeiros a usar a sena para fins medicinais, com seu uso datando desde o século IX a.C. Desde então esta erva exerce um papel importante na medicina tradicional Árabe e também Europeia, primariamente como um agente catártico. Das folhas é feito o chá que quando administrado exerce um forte efeito laxativo. A dificuldade em controlar a concentração dos ingredientes ativos no chá pode resultar em um efeito imprevisível. Consequentemente, produtos comerciais com doses estandardizadas foram desenvolvidos, e estes concentrados estão disponíveis em forma líquida, em pó e comprimidos em preparações laxativas disponíveis sem receita médica. O nome da planta é derivado do árabe "sena" e da palavra hebraica "cássia," que juntas significam "descascar," uma referência a casca do caule que facilmente removida.
Partes utilizadas : Folhas e vagens.
Origem : Ásia Tropical.
Propriedades
Obstipação : O sene é sobretudo usado para tratar a obstipação aguda e temporária e geralmente é eficaz. O momento mais adequado para a toma é à noite, pois os constituintes ativos presentes na folha e na vagem irritam os músculos do cólon e geralmente causam a evacuação 6-8 horas depois. Normalmente, deverá tomar sene durante,