CH DE HIBISCUS
As flores de hibisco, além de serem lindas, ajudam a abaixar a pressão, perder peso e diminuir a cintura. Uma xícara do chá dessa flor antes das refeições reduz a absorção de carboidratos pelo organismo e elimina toxinas que dificultam o emagrecimento, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido.
Tudo isso graças à comprovada ação diurética, que é garantida pelas substâncias antioxidantes, como flavonóides e ácidos orgânicos. Sua principal função é impedir a retenção de líquidos, aliada à capacidade de evitar a adipogênese – o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. Com isso, tomar chá de hibisco faz aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e a pressão arterial.
Para quem ainda faz cara feia, saiba que o chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa – dá até para sentir aquele azedinho da fruta. É um aliado e tanto na perda de peso.
É sempre importante não fazer consumo exagerado do chá de hibisco e sempre consultar seu médico ou nutricionista antes de utilizar o chá.
Modo certo de preparar o chá
Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.
CHA BRANCO, PRETO VERDE
O chá branco é oriundo da planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá preto. Esta bebida se destaca pela forte ação antioxidante, principalmente porque possui grandes quantidades de catequinas, um tipo de polifenol. Por isso, ele é importante para a prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas e tem ação anti-inflamatória.
A diferença entre os chás branco, verde e preto está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados. Entenda como cada