Relat Rio De Qu Mica
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO/ 1º PERÍODO
BÁRBARA MAGLIANO
DANIELLA MESSA
MARIA NATÁLIA NASCIMENTO
RAFAELA CASTRO
STHÉFANI MAGNAGO
Cinética Química - Efeito da Temperatura
Vitória
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A cinética química é uma área da Química que estuda a velocidade das reações e os fatores que alteram esta velocidade. Para que uma reação química ocorra é necessário que haja contato e afinidade química entre os reagentes. Uma das condições mais importantes para a ocorrência de uma reação química é a energia de ativação e as colisões entre as moléculas dos reagentes.
A energia de ativação é a energia mínima que os reagentes precisam para que inicie a reação química, quanto maior a energia de ativação mais lenta é a reação pois aumenta a dificuldade para que o processo ocorra e quanto menor é a quantidade de energia de ativação ocorrerá mais colisões efetivas e portanto uma reação mais rápida, sem dificuldades para acontecer. Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química. A superfície de contato, pressão, concentração, presença de luz, catalisador, inibidores são alguns exemplos.
O permanganato de potássio é um composto iônico sólido fortemente oxidante e radioativo.
O ácido sulfúrico é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio, cuja fórmula é H2SO4, ele é solúvel em água e forma como único cátion o hidrogênio, H+. O grau de ionização desse ácido é muito elevado (α = 61%), o que significa que ele é um ácido forte. Ele também é corrosivo, pois o ácido sulfúrico tem um poder oxidante e desidratante muito forte, sendo capaz de carbonizar compostos orgânicos, como os hidratos de carbono (ou carboidratos).
O ácido oxálico ou ácido etanodióico é um ácido (mais precisamente um ácido dicarboxílico) de fórmula molecular H2C2O4. É um ácido orgânico saturado, de cadeia normal e relativamente