Historia
Associados a esses diferentes tipos de trabalho, existem diferentes tipos de sociedade, entre as quais podemos destacar três: coletoras, agrícolas e industriais.
As sociedades coletoras viviam da caça, pesca e coleta de frutos, que eram retirados da natureza para a própria sobrevivência do homem, utilizando técnicas muito simples, como o arco-e-flecha, a lança e as próprias mãos.
Por essa razão, essas sociedades quase não alteravam a natureza. Eram sociedades nômades, ou seja, viviam mudando de lugar, pois exploravam os recursos da natureza até acabarem. Depois, seguiam para outro lugar para procurar mais recursos. grupos sedentarios São os primeiros agrupamentos de povos que, ainda na pré-história, fixaram-se em determinado lugar, fundando as cidades e abandonando a vida nômade.
As primeiras ferramentas utilizadas pelos nossos ancestrais eram caracterizadas por um material muito simples e facilmente disponível nas áreas e paisagens ocupadas durante a pré-história: a pedra.
Vasos cerâmicos e a produção de alimentos na Pré-História da África: a produção da cerâmica costuma ser associada à atividade agrícola. Os caçadores e coletores comem os seus alimentos diretamente com o uso das mãos, enquanto os agricultores precisam de vasos recipientes, de cozinha e de mesa. A invenção da cerâmica liga-se ao domínio do fogo na cocção de argila e a sua difusão na África Subsaariana parece ter ocorrido a partir da África Oriental, possivelmente proveniente do Vale do Rio Nilo