Teorias do curriculum
Teorias relacionadas ao currículo tinham inicialmente, como questões principais.Qual conhecimento deve ser ensinado? O que os alunos devem saber?Qual conhecimento importante para ser considerado parte do currículo?Respondidas a estas perguntas houve a preocupação em justificar por tais conhecimento.
Nota-se o currículo como importante integrante do dia-dia da escola que influência direta nos sujeitos que fazem parte do processo escolar e da sociedade em geral.
· Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
· Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
· Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da