Trabalho Kengo Kuma
O Edifício C como é chamado o projeto Tobata de Kengo Kuma, localizado no município de Fukoaka, Japão, é na verdade um extenso bloco totalizando 39.959,72m², onde pode-se encontrar construções de distintas funções, entre elas encontra-se creches, um posto de guarda, escritórios e até mesmo residências e escolas.
Motivado pela rica vegetação que se encontra em Fukoaka, e também pelo hábito que os arquitetos de tal região têm de integrar a vegetação nas superfícies dos edifícios, Kengo Kuma resolveu seguir o mesmo caminho, e elaborou o projeto para que ele recebesse um vasto espaço verde público, encontrado no centro do bloco, onde uma parcela deste verde recebe a função de cobertura para uma das construções do bloco e que também funciona como ligação entre as estruturas. Dentre os materiais utilizados, como pedra e vidro, foram escolhidos para que o edifício obtivesse superfícies curvas, e também utilizá-los para que estes elementos contrastassem com tamanha vegetação contida no local.
Grelhas em forma de escadas foram criadas para permitir que o sol penetre no ambiente e consequentemente, servindo também como brises, funcionando em dia de eventos como assentos para aproximadamente 2000 pessoas.
O espaço verde foi criado com o intuito de interagir diversas gerações, já que o bloco abriga construções com atividades destinadas a todas as idades, e pode ser frequentado por todo o público.
PROJETO URBANÍSTICO PARA SANLITUM – PEQUIM, CHINA.
O projeto de Sanlitum inaugurado em 2008, no distrito de Chaoyang, em Pequim, China é um centro comercial contendo ruas populares, bares e lojas internacionais, entre elas Apple e Adidas, totalizando 19 edifícios em dois locais divididos em Norte e Sul, onde um fica a poucos minutos do outro. No Distrito Sul, encontram-se ruas totalmente curvadas com o intuito de que pareçam labirintos. Já para o Distrito Norte, dois ambientes foram criados, um invólucro