Resenha de artigos arquitetônicos sustentáveis
AMANDA CRISTINA DA SILVA
CAROLINE DA SILVA
MARIA LUIZA NIERO CESCA
CABANA TECNOLÓGICA:
Placas fotovoltaicas, bambu, papelão e madeira reutilizada:
Seleção de materiais simples unidos com tecnologia fazem arquitetura dialogar com os temas da Rio+20
Disciplina: Introdução ao projeto arquitetônico e ao urbanismo
Professores: Lucéli Oliveira De Almeida Evaristo Marcos Da Silva
Balneário Camboriú
2015
PAVILHÃO ITALIANO
Por Francesco Santoro Fotos Leonardo Finotti
Edição 221 - Agosto/2012
Pavilhão da Itália na Rio + 20
A revista AU - Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo satisfazer as expectativas dos seus clientes relativas às soluções de informação, conhecimento e sistemas de apoio à indústria da construção.
O autor artigo trabalhado nesta resenha é Francesco Santoro, e o artigo escrito por ele, trata do Pavilhão Italiano, construído para Rio+20 por Marco Casamonti e o escritório Arquea Basil.
O Rio+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012, e participaram líderes de 193 países que fazem parte da ONU.
Foto interna do Pavilhão
Todos revestimentos, os móveis, os expositores e os elementos de suporte utilizados para a realização do pavilhão foram rigorosamente selecionados para responder aos critérios de eco sustentabilidade. Externamente, na frente do prédio revestido com bastões de bambu, que filtra a radiação solar e protege o pavilhão da excessiva insolação. Na parte de trás, havia uma cortina de painéis fotovoltaicos capazes de produzir quase toda a energia das necessidades do edifício. Dentro da estrutura todos os móveis, os expositores e os elementos de suporte para apresentações são feitos principalmente de papelão reciclado e materiais recicláveis.
Grandes cilindros de tecido e cordas suspensas