Tex.tS

2263 palavras 10 páginas
PF – PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL I

FLÁVIO VILLAÇA – Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil – O processo de urbanização no Brasil.
Villaça (1999) divide em 3 periodos a história do planejamento urbano no Brasil:
1° Final do séc. XIX (1875 – 1930)
Comissão de Melhoramentos da Cidade do Rio de Janeiro, “melhoramentos e embelezamentos”. Influencias europeias (Haussmann e Cerdá). Nova classe dominante rejeita o passado colonial e usa o planejamento para impor a sua ideologia. Nesse período surgem: grandes avenidas, praças e monumentos. ILUMINISMO.
Não houve a preocupação com todos os habitantes da cidade (higienismo/segregação sócio-espacial)
Reformas de Pereira Passos – RJ – médicos sanitaristas/engenheiros e técnicos: soluções para o saneamento e circulação da cidade, além da preocupação com o padrão construtivo.
Após a reforma: Crescimento da “cidade informal” (favelas) – população expulsa do centro se mudam para encostas de morros e áreas de riscos.

2° 1930 - 1992
Aumento na organização e na consciência das classes operárias e um consequente enfraquecimento das classes dominantes. Esse fato se reflete na Revolução de 30, que por sua vez, refletiram-se no planejamento urbano do Brasil, necessidade de reprodução do capital imobiliário na cidade, ou seja, a cidade passa a ser vista como força de produção.
Cidade bela em busca da Cidade eficiente.
Villaça divide esse período em 3 subperíodos:
1. O urbanismo e o plano diretor
Divulgação, em 1930, dos planos, para as 2 maiores cidades, que trazem como novidade o destaque para a infraestrutura e o transporte. O discurso passa a abordar a cidade inteira.
Plano Agache RJ, Plano Prestes Maia SP.
Período marcado pela passagem do planejamento que era EXECUTADO para o planejamento DISCURSO. Nascem expressões como: caos urbano, crescimento descontrolado, etc, para tentar justificar a falta de soluções para os “problemas urbanos”.
2. Planejamento Integrado e os Superplanos

Relacionados