arborização
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Campus Francisco Beltrão
Disciplina: Projeto Arquitetônico IV
Rafael Wurlitzer Colla
RA:8483
Arborização urbana paranaenses resenha do artigo
Cenário da arborização urbana nas maiores cidades do Estado do Paraná
Carolina Fontoura Bini Delespinasse; Ionete Hasse; Lenir Maristela Silva; Fernando Campestrini
Francisco Beltrão
2014
Cenário da arborização urbana nas maiores cidades do Estado do Paraná (2011), da Acadêmica do Curso de Agronomia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Pato Branco - PR, Delespinasse et al. traz um diagnóstico da situação da arborização urbana no Estado do Paraná. Obtida por questionários feitos em cidades com mais de 60 mil habitantes.
O artigo apresenta dados coletados de 27 cidades paranaenses, das quais apenas 14 possuem Inventário de arborização. E todas apresentam na prefeitura um órgão responsável pela arborização urbana, sendo a maioria profissionais qualificados nesta área. Com o questionário respondido por profissionais responsáveis pelos setores relacionados à arborização, foi se possível notar a importância do uso de espécies nativas, o principais problemas e as maiores dificuldades.
Os acadêmicos do artigo caracterizam a arborização urbana sendo, plantio de árvores em praças, parques, calçadas e etc.
No Paraná, a arborização urbana vem se tornando objetivo de estudo e projetos, sendo indispensável à precedência de inventário.
O material e dados coletados, foram realizado por meio através da aplicação de questionário, cujo foi enviado através de e-mail para o responsável pela arborização da cidade,após contato prévio por telefone, utilizados os dados da estimativa populacional das cidades paranaenses do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES,2007).
Os resultados foram que Estado do Paraná possui 27 cidades com mais de 60 mil habitantes, as quais são: Curitiba,