trabalho jogos piagetianos
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANALISE DOS JOGOS PIAGETIANOS
Arieli Dias C2429C-3
Larissa Felipe
ARAÇATUBA
2015
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANÁLISE DOS JOGOS PIAGETIANOS
ARAÇATUBA
2015
Introdução
O trabalho da disciplina Psicologia Construtivista teve como objetivo realizar algumas provas piagetianas com crianças, onde os alunos tiveram a oportunidade de observarem os comportamentos das crianças, identificando os estágios que a crianças esta, o porque de cada raciocínio intelectual e sugerir se a criança esta próxima a subir de estagio ou não.
Foi aplicados os jogos Piagetianos em quatro crianças onde foram nomeados Criança A de 4 anos, Criança B com 5 anos, Criança C com 9 anos e Criança D com 9 anos, cada participante observou e aplicou os jogos anotando o comportamento da criança. Durante a execução do trabalho todos os alunos tiveram oportunidades de instruir, observar e relatar a coleta de dados.
Utilizamos sete das treze provas piagetianas de operações infla lógicas sendo na seguinte ordem conservação de quantidades (continuas e descontinuas), alterações de forma, conservarão de volume, conservações espaciais, lápis e vareta, conservação da superfície.
Criança A
No início foi explicado a criança que não seria um procedimento avaliativo, pois na verdade a finalidade era apenas observa e saber discernir se ela estava nas fases em que Piaget indicava para cada atividade, lembrando que como base tínhamos o livro(......) como referência o qual apresentava resposta prováveis. A primeira atividade realizada foi a de Conservação de quantidades que, foi utilizado dois copos altos iguais e um baixo que cabia a mesma quantia de água. Quando questionada em qual copo tinha mais água ela respondeu que era no mais alto pois ele estava muito alto, isso mostra que ela ainda não tem o domínio da conservação. Quando perguntado a ela se havia mais massa na bolinha ou na salsicha mesmo vendo que a massinha foi cortada ao meio