Metodo Clinico Piagetiano
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa sobre o Método Clínico Piagetiano, e tem como objetivo proporcionar uma reflexão crítica das diferentes abordagens psicológicas sobre as teorias de desenvolvimento e de aprendizagem, buscando relaciona-las com a prática pedagógica. Todo trabalho de Piaget é influenciado por sua própria história,é interessante notar de que maneira as situações por ele vivenciadas tiveram um impacto significativo na forma pela qual ele abordou a teoria que foi construindo. A obra de Piaget tem influencias da Biologia, da Matematica, da Filosofia e da Física. Seu conceito de desenvolvimento está baseado em um modelo de intercambio entre o organismo e o ambiente que é derivado da Biologia.
A epistemologia genética passou a ser o foco de Jean Piaget, pois ele tinha uma grande preocupação de como se dá o conhecimento na criança , para isso utilizou um método clinico experimental conhecido como Metodo Clinico Piagetiano, que é um instrumento de diagnostico e que lhe proporcionou todas as descobertas para a questão do estudo do conhecimento. O Método Clínico foi adaptado para investigação experimental e não trata de uma observação pura, mas é um procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem e sentem a natureza e o universo.
BIOGRAFIA
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino. Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia na universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental, a partir dai surgiu o método clinico.
Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, A Linguagem e o Pensamento na Criança. Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, além da diretoria do Instituto