Trabalho ISO
Gerenciamento de processos
O sistema operacional multitarefa é preparado para dar ao usuário a ilusão que o número de processos em execução simultânea no computador é maior que o número de processadores instalados. Cada processo recebe uma fatia do tempo e a alternância entre vários processos é tão rápida que o usuário pensa que sua execução é simultânea.
São utilizados algoritmos para determinar qual processo será executado em determinado momento e por quanto tempo.
Os processos podem comunicar-se, isto é conhecido como IPC (Inter-Process Communication). Os mecanismos geralmente utilizados são: sinais; pipes; named pipes; memória compartilhada; soquetes (sockets); trocas de mensagens.
O sistema operacional, normalmente, deve possibilitar o multiprocessamento (SMP ou NUMA). Neste caso, processos diferentes e threads podem ser executados em diferentes processadores. Para essa tarefa, ele deve ser reentrante e interrompível, o que significa que pode ser interrompido no meio da execução de uma tarefa.
WIKIPÉDIA. Sistema operativo. 2015. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Hierarquia de Processos no Unix e Windows
Este artigo tem como objetivo mostrar divergências que existem quanto à gerência de processos de sistemas operacionais. Por enquanto abordaremos apenas o tão idolatrado Windows e o Unix, que é a base de sistemas operacionais famosos como o Linux, Mac-OS e Android que é uma plataforma mobile.
Antes de tudo, o que são processos? Você provavelmente já deve ter ouvido essa palavra quando o assunto é informática ou até mesmo lido no próprio sistema operacional, em todos os aplicativos, por trás daquela interface bonita existem milhares de instruções e comandos no qual o sistema operacional deve gerenciar para que o aplicativo continue funcionando, essas instruções e comandos são executados pelos processos, isso nos permite que mesmo que uma parte de algum aplicativo que estejamos executando