TRABALHO ISO
ISO (International Organization for Standardization ou, em português Organização Internacional para Padronização) é uma entidade não governamental que estabelece determina as especificações de para produtos, serviços e boas práticas, tornando as indústrias mais eficientes e eficazes. As normas ISO são desenvolvidas através de consenso global, que ajudam a quebrar as barreiras do comércio internacional.
Uma vez que "International Organization for Standardization" teria diferentes siglas em diferentes línguas (IOS em inglês, OIP em português ou OIN em francês para Organisation internationale de normalisation), os fundadores decidiram dar-lhe a forma abreviada ISSO, que é derivado do grego, isos, que significa igual, atendendo aos objetivos do grupo.
2. Normas ISO
Desde a fundação do grupo em 1947, a ISO publicou mais de 19500 Normas Internacionais abrangendo quase todos os aspectos da tecnologia e de negócios. Da segurança alimentar aos computadores, e da agricultura aos cuidados de saúde, Normas Internacionais ISO tem impacto um grande impacto em nossas vidas.
Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão da qualidade. 1.2. Gestão da Qualidade
O termo qualidade é definido pela NBR ISO 9000:2005 como grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
A gestão da qualidade tem como objetivo aumentar a satisfação do cliente, que é quem determina a aceitabilidade do produto. Os sistemas de gestão de qualidade incentiva a análise dos atributos requeridos pelos clientes e define os processos para obtenção do produto aceitável para o cliente e manter os processos sobre controle. O desenvolvimento de um sistema de gestão de qualidade consiste em:
Determinar as necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas;
Estabelecer a política de qualidade