Trabalho ISO 9000
DOCENTE: MAYARA COELHO
JOÃO LINO RAMOS NETO
ISO 9000
PETROLINA-PE
2014
ISO 9000: implantação e normas
Visando homogeneizar os conceitos praticados pelas diversas filosofias da qualidade e seus respectivos programas, em 1987, a International Organization for Standardization – ISO, lançou uma série de normas específicas à questão da qualidade intituladas Série ISO 9000. A série ISO 9000 constitui-se de documentos de orientação e ajuda às empresas para a implementação de sistemas de gestão da qualidade. (JÚNIOR, 1995)
Existem dois tipos de normas ISO: guias (diretrizes) ou modelos de conformidade para garantia da qualidade. (ROSA, DIAS et al. 2010)
Normas do tipo "guia" - ISO 9000 e 9004
Conjuntos de recomendações relacionadas ao estabelecimento de um sistema da qualidade eficaz, visando certificar a organização em um dos modelos de conformidade;
Normas do tipo "modelo de conformidade" - ISO 9001, 9002 e 9003
Normas que deverão ser cumpridas para que a organização seja certificada.
Normas guia:
ISO 9000 - esclarece diferenças e inter-relações entre os principais conceitos da qualidade; - fornece diretrizes para seleção, uso e aplicação das demais normas da série, que podem ser utilizadas para o gerenciamento da qualidade e a garantia da qualidade.
ISO 9004 - fornece diretrizes para implantar e implementar o sistema da qualidade: fatores técnicos, administrativos e humanos que afetem a qualidade de produtos ou serviços; aprimoramento da qualidade; -referência para o desenvolvimento e implementação de um sistema da qualidade e para a determinação da extensão em que cada elemento desse sistema pode ser aplicado.
Normas modelo de conformidade:
ISO 9001 - garantia da qualidade em projetos / desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. É a mais abrangente, compreendendo todos os processos da empresa.
ISO 9002 - garantia da qualidade na produção, instalação e assistência técnica;
ISO 9003 - garantia da