Balanço e DRE
Índices de Liquidez:
Capital Circulante Líquido (CCL) = Ativo Circulante – Passivo Circulante. É o que sobra após o pagamento de suas dívidas de curto prazo.
Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante/Passivo Circulante. Representa que para cada real de dívida, deve haver, no mínimo, o mesmo valor o ativo circulante para pagamento.
Índice de Liquidez Seca (ILS) = (Ativo Circulante – Estoques)/Passivo Circulante. Representa que para cada real de dívida, deve haver, no mínimo, o mesmo valor sem necessidades de vender seus estoques.
Índice de Liquidez Total (ILT) = (Ativo Circulante + Realizáveis a Longo Prazo)/(Passivo Circulante + Exigíveis a Longo Prazo). Representa o poder que a empresa tem de suprir suas dívidas tanto de curto como de longo prazo.
Índices de Endividamento:
Participação de Capital de Terceiros = (Passivo Circulante + Exigíveis a Longo Prazo)/Patrimônio Líquido x100. Representa a participação do capital de terceiros em relação ao capital próprio.
Participação do Endividamento de Curto Prazo = Passivo Circulante/( Passivo Circulante + Exigíveis a Longo Prazo) x100. Representa a participação de dívidas de curto prazo em relação ao total de dívidas da empresa.
Participação do Endividamento Sobre o Ativo = (Passivo Circulante + Exigíveis a Longo Prazo)/ Ativo Total x100. Representa a participação do endividamento total da empresa em relação ao ativo da empresa.
Participação do Capital de Terceiros sobre Recursos Totais = (Passivo Circulante + Exigíveis a Longo Prazo)/( Passivo Circulante + Exigíveis a Longo Prazo + Patrimônio Líquido) x100. Representa a participação de endividamento total sobre os recursos totais da empresa.
Grau de Imobilização = Ativo Permanente/Patrimônio Líquido x100. Representa a participação do ativo permanente em relação aos recursos próprios da empresa.
Capital Permanente Líquido = (Passivo Circulante + Exigíveis a Longo Prazo) – (Realizável a Longo Prazo + Ativo Permanente). É o que sobra após o