TRABALHO INTRODU O
Princípio ativo é a substância que deverá exercer efeito farmacológico. Um medicamento, alimento ou planta pode ter diversas substâncias em sua composição, porém somente uma ou algumas destas conseguirão ter ação no organismo. Ainda em relação aos medicamentos, denomina-se fármaco o princípio ativo deste. Os princípios ativos são classificados em função de vários aspectos, como: classe química, classe terapêutica, alvo molecular ou especificidade.
1
PREINCIPIOS ATIVOS
D-Pantenol ou Dexpantenol
ORIGEM
D-Pantenol é um álcool biologicamente ativo analógico do ácido pantoténico, constituinte da coenzima A, do grupo das vitaminas do complexo B, que está normalmente presente na pele, que é a provitamina (vitamina B5).
D-PATENOL TEM DUAS FORMAS DIFERNTES
1º D-Pantenol isômero dextro ratratório
2º Forma racêmica, DL-Pantenol
Elas se diferenciam no aspecto, sendo que o D-Pantenol é mais ativo fisiologicamente do que o seu isômero.
PRINCIPIAIS CONSTITUINTES
Redução do ácido pantotênico (vitamina B5).
MODO DE AÇÃO
Cicatrizante, estimulante metabolismo epitelial, hidratante e umectante.
CONCENTRAÇÃO
0,5% a 5%
ELASTINA
ORIGEM
Principal proteína constituinte das fibras elásticas do organismo, como os ligamentos e as paredes arteriais, geralmente extraídas, por hidrólise de ligamento de pescoço bovino. O produto obtido dos tendões dos bovinos, como o colágeno, está proteína vai diminuindo com o envelhecimento, havendo uma perda de elasticidade da pele e a retenção de água e o aumento a turgor da pele. A elastina é uma proteína encontrada naturalmente na pele, proporcionando vários efeitos positivos com aumento da flexibilidade, melhora na textura e na tensão.
MODO DE AÇÃO
Umectante
INDICAÇÃO
Hidratação ou rejuvenescimento de peles envelhecidas ou maduras.
CONCENTRAÇÃO
1% a 10% (hidrolisado)
2
ERVA-CIDEIRA OU ERVA-DE SÃO JOÃO
ORIGEM
Obtido do botão da flor seca de planta nativa da Europa a Ásia (do mediterrâneo ao centro da China) e largamente difundida,