Trabalho Interna O Compulsoria
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
RESUMO: O uso de drogas faz parte da sociedade desde os tempos mais remotos da civilização, sendo ultimamente o crack a droga mais preocupante, devido ao seu alto poder de viciar e alto poder destrutivo. O seu uso traz consequências tanto ao próprio usuário, quanto para a sociedade e também para a família desses dependentes. Com o desvinculo familiar, os usuários tendem a se aglomerar nas chamadas “cracolândias”. A grande problemática do uso do crack se dá, pois junto com essa droga vem a prostituição, assalto, doenças infecto-contagiosas e homicídios. Assim, na tentativa de exterminar esse problema, e como proteção a vida desses usuários, foi instituído em nosso ordenamento jurídico, a internação compulsória, onde o dependente é levado sem o seu consentimento a um tratamento na expectativa de tirá-lo dessa situação. Entretanto defensores dos direitos humanos não são a favoráveis pela prática da internação compulsória, pois na concepção deles os usuários são tratados como doentes mentais, como também são privados de sua liberdade.
Palavras-chave: drogas; usuários; internação compulsória; liberdade.
INTRODUÇÃO
O “crack” é um dos maiores problemas enfrentados na sociedade atual, haja vista a grande dificuldade de fazer com que os usuários de crack tenham um tratamento adequado. A droga conhecida como crack é considerada como mal do sec.XXI, é uma droga que possui um poderoso estimulante do sistema nervoso central, com alto grau de dependência, sendo seu uso associado a outros problemas como de ordem física, psicológica e social.
A disseminação da droga acaba fazendo com que esses usuários se desvinculem do âmbito familiar, e passem a se aglomerar em locais isolados em vários pontos das cidades, formando o que