TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO DIVERSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
PEDAGOGIA
vivian de oliveira barbosa renata matsuomoto pinto jessica sales dos santos rafaela sampaio costa tatiane soares da silva
trabalho interdisciplinar em grupo diversidade no ensino fundamental
Compreender as diferenças para conviver em harmonia
Votuporanga
2013
vivian de oliveira barbosa renata matsuomoto pinto jessica sales dos santos rafaela sampaio costa tatiane soares da silva
trabalho interdisciplinar em grupo
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.
Rosangela Soldati Giliole
VOTUPORANGA
2013
Quando a criança nasce encontrará uma complexa rede de desejos e expectativas para seu futuro, levando-se em consideração para projetá-la o fato de ser um/a menino/ menina, ou seja, ser um corpo que tem um/a pênis/ vagina. Essas expectativas são estruturadas numa complexa rede de pressuposições sobre comportamentos, gostos e subjetividades que acabam por antecipar o efeito que suponha causa.
Com base no exposto, podemos dizer que o gênero e a sexualidade da criança passam a ser pré-determinada pelos pais. Eles direcionam a formação da mentalidade da criança com base nos princípios morais e normas culturais a qual estão inseridos. Por exemplo, se a criança for menino, a roupa, brinquedos e outros acessórios do enxoval devem ser azul, e caso seja menina, será rosa, pois ambas as cores estão culturalmente associadas ao masculino e feminino.
Na realidade toda essa projeção