resenha Policarpo Quaresma
Resenha do livro O triste fim de Policarpo Quaresma
Paulista, 21 de fevereiro de 2014
Aluno: Aylton Luz Oliveira Costa
O Triste fim de Policarpo Quaresma
Livro lançado em 1915 por Lima Barreto, a trama se passar no final do século dezenove no Rio de Janeiro relata a historia de um funcionário do arsenal de guerra do exercito brasileiro, um homem sonhador de poucos amigos que tinha o patriotismo como causa de vida .
Conhecido como major quaresma um leitor incansável, tinha em sua biblioteca boa parte das obras literárias brasileiras.
Após trinta anos estudando sobre o Brasil Quaresma sentia que teria que fazer algo grandioso para demonstrar o amor que tinha pela pátria. Estava convencido que o Brasil tinha vocação para ser a maior potencia do mundo, maior até que a Inglaterra só precisava de alguns ajustes.
Estudava o tupi-guarani todos os dias, pois era o idioma que os primeiros habitantes brasileiros falavam. Policarpo então enviou um requerimento para a câmara solicitando que o idioma português fosse substituído pelo tupi-guarani. Após enviar o requerimento a vida de Quaresma não foi mais a mesma, se viu em meio de chacotas de políticos, conhecidos e da imprensa, seu exagerado nacionalismo estava levando-o a beira da loucura, ao ponto de ser internado por seis meses em uma casa de reabilitação.
Saindo da internação, a pedido da sua irmã comprou um sítio no interior do estado e como não poderia ser diferente seu patriotismo falava mais alto, achava que o Brasil tinha as terras mais produtivas do mundo e começou a plantar frutas e verduras para gerar renda se recusando em usar adubos.
Parcialmente recuperado, pouco tempo depois de comprar o sítio Policarpo se viu no meio de uma guerra política nas eleições para deputado, como não apoiou candidato algum passou a sofrer represálias de cobranças de impostos aonde veio a perder o interesse por agricultura.
Tempos depois o Rio de