Trabalho interdiciplinar
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TURMA: 2 NA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
ANÁLISE DO FILME
“O QUE VOCÊ FARIA?”
JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE ABRIL/2011
INTRODUÇÃO:
Cinco homens e duas mulheres disputam uma vaga para um alto cargo executivo de uma grande empresa em Madri (Espanha). Os candidatos participam da última etapa da seleção, do qual apenas um restará. Fechados numa sala, as provas são elaboradas baseadas num chamado “Método Grönholm”, que basicamente incitará os piores instintos de cada candidato na tentativa de eliminar os concorrentes. Esta é a trama narrativa do filme “O Que
Você Faria?”
RESPOSTAS:
Questão 1:
A) Qual o significado de “ser culto” explorado na penúltima fase da seleção.
O “ser culto” que o psicólogo explora na ultima fase vai além dos conhecimentos de cada candidato, onde se avaliam também as reações psicológicas, ou seja, como os candidatos reagirem diante de situações sob pressão.
B) Uma representação comumente atribuída em processos seletivos reza que “quanto mais você puder se mostrar (vender seu peixe), maiores serão suas chances de ser escolhido”. Entretanto, não temos como saber com precisão quais características serão mais bem avaliadas por uma empresa. Comente esse pensamento à luz do conteúdo relativo à atividade racional (razão e intuição) e ao surgimento da lógica (realidade e aparência).
Em um processo seletivo, deve existir um bom senso dos participantes quanto à roupa, postura e aparência. A primeira impressão é muito importante e principalmente no que se referi ao processo seletivo, onde você esta para ser avaliado holisticamente.
De acordo com a razão, se colocarmos uma pessoa com olhos vedados para entrevistar uma segunda pessoa, o entrevistador só seria capaz de julgar o entrevistado pelo o que ele está escutando, ou seja, “o peixe está sendo vendido” apenas pelo logos e não pela aparência.
Olhando pelo lado da intuição, o entrevistador leva em conta no seu