Definições de negociação-atps
“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”.
Fonte: BERNABEU, Francisco. Negociadores da Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed Ciência Moderna, 2008.
“Negociação é o processo de busca de um acordo mutuamente satisfatório para se resolver diferenças onde cada parte obtenha um grau otimizado de satisfação.”
Fonte: Fernando Silveira, autor do curso Vencendo nas Negociações.
“Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.”
Fonte: L. A. Costacurta Junqueira – Instituto MVC.
“Negociação é um processo de tomada de decisão entre as partes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos”.
Fonte: Neale, citado por Chiavenato.
“A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham ideias, informação e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias, frequentemente por escrito.”
Fonte: Institute of World Affairs, órgão das Nações Unidas (ONU)
“Negociação é um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo."
Fonte: David Berlew. “Negociação importa em acordo e, assim pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas a conversarem”.
Fonte: Matos (1989 pág.