Trabalho inorganica
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Docente: Margarida Satiê Iamamoto
Alunos: Rafael Aparecido Carvalho Souza
Mariana Rocha Silva Gilberto Arantes Koch
OXIGÊNIO E ENXOFRE
QUÍMICA INORGÂNICA
2015, 1º semestre
1. INTRODUÇÃO
O grupo 16, também chamados calcogênios, isto é formadores de minérios é constituído pelos elementos oxigênio, enxofre, selênio, telúrio e polônio. Tais elementos são muito importantes largamente utilizados industrialmente.
Os quatro primeiros elementos constituintes de tal grupo são classificados como não-metais, enquanto selênio e telúrio têm caráter não-metálico menor e o polônio, que é radioativo com curto tempo de meia-vida, é intrinsecamente metálico.
O oxigênio é o elemento mais abundante de toda a crosta terrestre, existindo em sua forma livre, num total de aproximadamente 46,6% da crosta terrestre em peso. O enxofre, o qual é o 13º elemento mais abundante da crosta, ocorre em sua maior parte de forma combinada, na forma de minérios, sulfetos e sulfatos. O selênio pode ser encontrado em quantidades muito pequenas (traços) em alguns sulfetos de metais pesados. O telúrio é encontrado normalmente na calaverita, em sua forma elementar. Já o polônio, é produto de decaimento radioativo e, assim como selênio e telúrio, é bastante raro.
Neste trabalho, a fim de complementar o conteúdo estudado em sala de aula, elucida o contexto histórico de descoberta dos elementos do Grupo 16, suas formas de obtenção industrial e algumas de suas aplicações.
2. ESTUDO DOS ELEMENTOS
2.1. OXIGÊNIO
O oxigênio (do grego “oxis”, ácido e “genes”, produtor) é o primeiro elemento do grupo dos calcogênios, é um gás incolor, inodoro e insípido, pouco solúvel em água, encontrado na forma de O2. É o elemento mais abundante dentro do globo terrestre, ele compõe 49,78% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera da Terra. Em sua forma livre, ele constitui cerca de 23% em massa da atmosfera, 46% da