Resenha Su Tzu
Professor: Ricardo Beis
Aluno: Ricardo Beis
RESENHA
I – IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
Autoria: General Sun Tzu.
Título: A Arte da Guerra.
Comunidade onde foi publicada: Em países como a Inglaterra e Japão.
Firma publicadora: Editora Record.
Ano: 1983 Número de páginas: 111
II – DIGESTO (dividir, separar, classificar, distribuir)
O livro Arte da Guerra é uma adaptação e prefácio de James Clavell que foi traduzido da versão inglesa do original em japonês.
Acredita-se que o livro escrito por SunTzu tenha aproximandamente 2.500 anos e é um tema atual e que deva ser lido por militares e civis, particularmente estes últimos por causa dos negócios e a vida cotidiana.
Para Sun Tzu , quebrar a resistência do inimigo sem lutar será sempre a glória suprema pois o número de vidas poupadas, desde daquela época, já se vislumbrava como o pior momento de uma guerra.
O livro baseou-se num sumário de fácil compreensão e de leitura agradável.Foi dividido em 12(doze) capítulos em que expõe de maneira entendedora de filósofo a general.
No prefácio, Sun Tzu , coloca sua doutrina estratégica , um misto de filosofia com arte da guerra.Baseou-se numa hirearquia rígida e a disciplina apurada para mostrar o que o Rei Wu podia ter um Exército forte e capaz para vencer o inimigo.
No capítulo de Preparação dos Planos, coloca-se os cinco fatores constantes que devem ser levados em conta: a Lei Moral , o Céu, a Terra, o Chefe, o Método aliado a disciplina, na guerra efetiva o fator tempo é de suma importância para que o Exército seja superior ao seu inimigo.
A Espada Embainhada é um capítulo em que Sun Tzu demostra que o Chefe habilidoso vence o inimigo sem derramar uma gota de sangue pois quando as forças estiverem em proporções maiores faça o inimigo se render.
Tendo o planejamento como o carro chefe do capítulo Táticas, Sun Tzu argumenta que o plano de ataque deva ser seguido a risca para evitar que o Exército sofra perdas