Trabalho de quimica funcoes inorganicas
FUNÇÕES INORGÂNICAS.
Trabalho de Química I correspondente ao primeiro trimestre do ano de 2015, tendo como assunto, funções inorgânicas.
Orientador: Jorge.
Duque de Caxias.
2015.
Sumário
1 Introdução 04
2 Definição 05
3 Classificação e propriedades 06
4 Aplicações 10
5 Sites da pesquisa 12
6 Conclusão 13
Introdução
A química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenados em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações. As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididas em quatro grupos denominados como "funções inorgânicas". São eles: ácidos, bases, sais e óxidos.
Definição
As primeiras três funções: são definidas segundo o conceito de Arrhenius. Os compostos que compreendem cada grupo são
1. Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).
Exemplos: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).
2. Bases: São substâncias que em solução aquosa sofrem dissociação iônica liberando como um único ânion a hidroxila OH1-.
Exemplos: Hidróxido de sódio (NaOH), Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), Hidróxido de magnésio(Mg(OH)2) e Hidróxido de amônio (NH4OH). 3. Sais: Sais são substancias que em