Trabalho Ingrid 1
INGRID
TRABALHO DE CONTABILIDADE
BALANÇO PATRIMINIAL
OLÍMPIA-SP
2015
Sumário
1 Balanço Patrimonial 2
1.1 Classificação das Contas no BP 2
1.1.1 Ativo 4
1.1.2 Ativo Circulante 5
1.1.3 Ativo Não Circulante 5
1.1.4 Passivo 5
1.1.5 Passivo Circulante 6
1.1.6 Passivo Não Circulante 6
1.1.7 Patrimônio Liquido 6
REFERENCIAS 7
1 Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial (BP) é uma Demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. Ele é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa, pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma.
.
No Balanço, o Patrimônio se encontra em equilíbrio, equilibra os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas. Desta forma, ele é a igualdade patrimonial. O BP mostra o Patrimônio da entidade tanto quantitativa quanto qualitativamente (apresenta cada item que faz parte do Patrimônio e quanto se tem de cada um).
O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro (se não estiver em igualdade, significa que há erros na contabilidade da entidade).
O BP demonstra, de maneira organizada, quais são (aspecto qualitativo) e quanto vale (aspecto quantitativo) os bens, direitos e obrigações.
1.1 Classificação das Contas no BP
Todas as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam. Ou seja, de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro (ordem de liquidar as dívidas, de pagar os compromissos). Os itens de maior liquidez aparecem no começo do Ativo, já os de menor liquidez