Arte - Educação
Nível do Projeto: Pós - Graduação
Autor: Flávio Henrique Gracia
Área de Concentração: Teatro - Educação
Linha de Pesquisa: Jogos Teatrais, Teatro – Educação.
Título e Resumo do Projeto:
Ingrid Dormien Koudela e o Teatro – Educação no Brasil.
O trabalho pretende analisar a produção teórica da pesquisadora Brasileira Ingrid Dormien Koudela, especialista em jogos teatrais, e a sua importância no Teatro - Educação no Brasil.
Projeto de Pesquisa
1) Introdução
No livro Improvisação Teatral, Viola Spolin, explora um técnica de ensino e direção, contribuindo assim para o teatro profissional, amador e escolas brasileiras em todos os níveis. Inovando os métodos de ensino de direção e interpretação teatrais, abordando assim escrituras dramatúrgicas e produzindo o papel social e artístico do cultivo teatral.
Segundo Viola Spolin, todas as pessoas são capazes de atuar e de improvisar no palco, aprendendo através da experiência. O ambiente dá condições para que o aluno aprenda qualquer coisa, desde que ele permita. O ambiente influencia em todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo, com destaque ao último, uma vez que é o mais aplicado para situações de aprendizagem. O intuitivo apenas pode responder ao aqui e agora, e esta envolvido com o mundo em nossa volta. A liberdade é um momento de espontaneidade pessoal, quando estamos com a realidade. A pessoa média e a talentosa podem ser ensinadas a atuar no palco quando o processo de ensino é orientado no sentido de tornar as técnicas teatrais tão intuitivas que sejam apropriadas para o aluno. Para Ingrid Koudela, o teatro na Escola foi se transformando a partir do movimento na Escola Nova, este movimento não se refere a um tipo de escola e sim várias, mas um conjunto de formas tradicionais de ensino. No século XIX, o professor se