A INSERÇÃO DA MULHER COMO PROFISSIONAL CONTÁBIL NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DE TANGARÁ DA SERRA MT
ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DE TANGARÁ DA SERRA - MT
Ingrid Prudêncio Siqueira1
Laércio Juarez Melz2
Josiane Silva Costa dos Santos3
Ariel Lopes Torres4
RESUMO
O mercado de trabalho sempre pareceu algo distante para as mulheres, porém com as diversas lutar e revoluções aos poucos ganharam espaço na sociedade. Ainda assim, a profissão contábil, sempre foi muito visada tipicamente masculina. Após ganhar confiança como profissional nos mais diversos setores de desenvolvimento econômico, as mulheres têm se mostrado competentes suficientemente para ocupar cargos de destaque nas organizações.
Perante esta realidade busca-se avaliar, pelo meio de entrevistas, a inserção da mulher como profissional contábil nos escritórios de contabilidade da cidade de Tangará da Serra- MT. A pesquisa exibe relevância para a comunidade, por se tratar de um estudo original que proporciona informações importantes para funcionários e proprietários dos escritórios.
Palavras-chave: Contabilidade; Mulher; Valorização.
1
INTRODUÇÃO
A sociedade vem quebrando tabus com relação à mulher, cedendo cada vez mais
espaços para a atuação e valorização feminina, apesar do predomínio de uma sociedade patriarcal. A crescente participação da mulher no mercado de trabalho também é observada em sua atuação na Ciência Contábil.
As mulheres tem se preparado continuamente para atuar nos mais diversos setores e níveis oferecidos pelo mercado, buscando a realização pessoal e contribuição para melhoria do bem-estar da sociedade , agregando a rotina das empresas habilidades próprias e importantes, como a motivação, capacidade de trabalhar em grupo, administrar conflitos e lidar com recursos escassos. e mesmo assim, elas ainda se deparam com as barreiras culturais do preconceito e da discriminação estabelecidas pelos homens (COSTA,2010)
As mais diversas organizações vêm reconhecendo o papel fundamental que a mulher tem desempenhado, de maneira eficiente e eficaz.