Educação e Arte
Ingrid Dormien Koudela (São Paulo, 18 de março de 1948) é uma escritora, tradutora e professora universitária brasileira, uma das figuras centrais no estudo da didática do teatro e principal desenvolvedora do sistema de jogos teatrais e do pensamento de Viola Spolin em seu país, tendo traduzido toda sua obra ao português.
Professora livre-docente de didática e prática de ensino em artes cênicas da ECA USP, introduz o sistema de jogos teatrais na década de 80 no Brasil. Autora de vários livros sobre pedagogia do teatro é uma das principais especialistas em teatro-educação, orientando vários estudos na área. Coordena o grupo de trabalho Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Ingrid Koudela foi consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) dos cursos brasileiros de teatro em 2001-2002.
Seu livro Jogos Teatrais analisa alguns dos fundamentos dos jogos teatrais indagando-os através dos pressupostos de construção do conhecimento de Jean Piaget.
Ingrid é também uma das especialistas brasileiras da obra de Bertolt Brecht, sendo seu principal foco as peças didáticas do autor alemão.
Formação
Graduada em Artes Cênicas pela ECA/USP (1971) com Mestrado, Doutorado e Livre Docência pela ECA/USP. Atualmente é pesquisador com Bolsa de Produtividade de Pesquisa pelo CNPq. Autora de Jogos Teatrais (Perspectiva, 1984); Texto e Jogo (Perspectiva, 1996); Brecht: um jogo de aprendizagem (Perspectiva, 1991); Brecht na Pós-Modernidade (Perspectiva, 2001); Heiner Müller: o espanto no teatro (Perspectiva, 2003); Bücher: na pena e na cena (Perspectiva, 2004) entre outros. Introdutora do sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin no Brasil, é tradutora de Improvisação para o Teatro (Perspectiva, 1983) e O Jogo Teatral no Livro do Diretor (Perspectiva, 2004) entre outros.
Viola Spolin
Viola Spolin (Chicago, sete de