Depressão, pensamento depressivo, causa ou consequência?
Introdução
Nos dias atuais a depressão é um dos males que mais assolam a sociedade. Esse problema não distingue sexo, idade ou classe social. Aliás, o número de crianças e adolescentes depressivos vem crescendo de uma forma alarmante.
Abordaremos pensamentos depressivos, é uma das causas ou é uma consequência da depressão, tendo como intuito de possibilitar nova compreensão do mesmo em relação a depressão. Entendimento este que vai de encontro às concepções do pensamento automático a respeito do problema, entendendo como decorrente de desajustes do organismo do indivíduo ou de desajustes do meio em que ele está inserido. Primeiramente buscamos embasamento para defender a tese que o pensamento depressivo é mais uma das consequências da depressão, destacando os sintomas psíquicos e ao processo de sinapse dos neurotrasmissores serotonina e norepinefrina..
Em seguida buscamos uma das causas da depressão, argumentado o poder do pensamento no indivíduo. Apresentando definição do pensamento automático, crenças, e dando ênfase ao pensamento automático negativo e suas consequências.
1.1 PENSAMENTO DEPRESSIVO /CAUSA OU CONSEQUÊNCIA
Apesar de nossas dificuldades para lidar com a depressão, trata-se na verdade de uma doença muito antiga. Hipócrates, o “Pai da medicina”, dava-lhe o nome de “ melancolia “, que literalmente significa “cólera negra” ou