Trabalho de Quimica
Tratamento de Água
ARUJA-SP
2013
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ATHENAS
Sharon Mrofka
Tratamento de Água
Trabalho sobre Tratamento de água, contendo explicação e definição do processo e de cada etapa. Apresentado à disciplina de Química, sob exigência da Professora Carolina Merij.
ARUJA-SP
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Coagulação
3. Floculação
4. Decantação
5. Filtração
6. Desinfecção
7. Fluoretação
8. Correção de PH
9. Armazenamento e Distribuição
1.
INTRODUÇÃO
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
- Coagulação: quando Substâncias coagulantes são adicionadas na água com a finalidade de reduzir as forças eletrostáticas de repulsão, que mantém separadas as partículas em suspensão, as coloidais e parcela das dissolvidas. Desta forma, eliminando-se ou reduzindo-se a "barreira de energia" que impede a aproximação entre as diversas partículas presentes, criam-se condições para que haja aglutinação das mesmas, facilitando sua posterior remoção por sedimentação e/ou filtração. Os coagulantes mais utilizados são o sulfato de alumínio e o cloreto férrico, sais que, em solução, liberam espécies químicas de alumínio ou ferro com alta densidade de cargas elétricas, de sinal contrário às manifestadas pelas partículas presentes na água bruta, eliminando, assim, as forças de repulsão eletrostática originalmente presentes na água bruta.
- Floculação: Em tratamento de água para consumo público e específico da indústria, como na fabricação de cerveja, faz as partículas finas de areia, argila e matéria orgânica