O que lixo
Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.
Tipos de lixo
O lixo pode ser classificado de várias formas, dependendo do aspecto que está sendo considerado. As classificações mais utilizadas para o lixo são aquelas que levam em conta sua origem, composição química e periculosidade.
1. Classificação pela origem
Domiciliar É constituído por restos de alimentos da vida cotidiana das habitações, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens em geral, papel higiênico, dejetos, entre outros itens.
Comercial Composto por grande quantidade de papel, plásticos, embalagens, além de resíduos de asseio, como papel toalha e papel higiênico, produzidos por diferentes tipos de estabelecimentos comerciais e de serviços.
Industrial Proveniente das atividades industriais (metalurgia, química, petroquímica, papeleira, alimentícia etc.). O lixo industrial é variado, podendo se constituir de cinzas, lodo, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, vidros, entre outros. Muito do lixo considerado tóxico é produzido pelas indústrias.
Público Originado de limpeza pública urbana e da limpeza de áreas de feiras livres.
Serviços de saúde e hospitalar São os chamados resíduos sépticos, que contêm germes patogênicos - organismos capazes de provocar doenças - e que são descartados por estabelecimentos de saúde, tais como hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, postos de saúde e clínicas veterinárias.
Portos, aeroportos, estações rodoviárias e ferroviárias Materiais de higiene pessoal e restos de alimentos desses locais que