Trabalho individual
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20. Suas descobertas tiveram grande impacto na pedagogia, principalmente fornecendo esclarecimentos sobre o funcionamento da mente infantil, diferenciando-a dos adultos. Através de suas obras, pode- se compreender como ocorre a formação da moralidade, da ética e da cidadania nas crianças, preparando- as para serem inseridas no mundo adulto. Quando esse processo não é feito de maneira adequada, gera indisciplina, conforme observa-se em muitas classes. Assim, essa revisão de literatura procura abordar como ocorre a construção desses conceitos, segundo Piaget.
1. INTRODUÇÃO
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX. Foi um biólogo que dedicou seus estudos a submeter o processo de aquisição do conhecimento da criança aos olhos da ciência. Não atuou como pedagogo ou desenvolveu uma metodologia. Estudou as concepções infantis de tempo, espaço, casualidade física, movimento e velocidade. Esse campo de investigação recebeu o nome de epistemologia genética, que é uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
Suas descobertas tiveram grande impacto na pedagogia, mas de certa forma, demonstram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Não se pode fazer uma criança aprender o que ela não tem condições de aprender. No entanto, mesmo possuindo tais condições, não vão se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. Esse processo se explica pelo fato do conhecimento ocorrer por descobertas que a própria criança faz, o aprendizado é construído pelo aluno. Educar é, portanto, estimular a procura do conhecimento. O professor deve ter em mente o que a criança pode se tornar e não o que ela é.
Assim, fica claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras,