Trabalho Individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DISCIPLINA – PESQUISA DE MERCADO 4
3 DISCIPLINA – NEGOCIAÇÃO 8
4 DISCIPLINA – MARKETING 12
5 CONCLUSÃO 15
6 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O mercado de consumo cresce cada vez mais no Brasil, seja por causa da entrada de mais pessoas na classe média, dos incentivos fiscais ou ainda devido às mudanças nos hábitos de compra da população que cada vez mais se preocupa com o bem estar e lazer. Uma área que vem ganhando destaque no mercado brasileiro são os sistemas de franquias que acabam dedicando bastante esforço para venda de produtos e prestação de serviços.
Quem nunca sonhou em ser dono do próprio negócio, representar uma empresa, cuja marca muitas vezes é conhecida no mercado e, ainda por cima, poder contar com todo suporte e um plano de negócio já testado e comprovado, traz mais segurança e aumenta as possibilidades de sucesso. Estas são uma das vantagens oferecidas pelo sistema de franquias que existem hoje em dia no Brasil e no mundo.
As primeiras franquias brasileiras, cujas redes ainda estão em atividade, remontam a meados do século passado. Mas, ao se falar na primeira franquia brasileira, alguns autores apontam o empresário Arthur de Almeida Sampaio, dono da empresa Calçado Stella, como o pioneiro da Franchising no Brasil. Em 1910, ele iniciou a formação de uma rede de representantes comerciais que investiam na instalação de seus pontos comerciais, vendiam os produtos da marca e estampavam seu nome nas fachadas. Os contratos, no entanto, eram apenas verbais. Poucos são os exemplos de empresas brasileiras que adotaram a franchising até o início da década de 80.
Dados da própria Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam um crescimento constante no número de redes e unidades franqueadas desde 2001. Em 2012 o número de marcas de franquias em operação no Brasil chegou a 2.426, responsáveis por 104.543 unidades próprias e franqueadas.
A seguir, vamos