Trabalho individual
ÁUREA JUSTINO BENTA
HORÁRIOS FLEXIVEL DE TRABALHO
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
HORÁRIOS FLEXIVEL DE TRABALHO
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Produção Textual, do curso de Gestão em Recursos Humanos, como requisito parcial para obtenção notas.
Orientadora: Ianna Cristina Alves Paes
Introdução
Nesta pesquisa vamos conhecer e entender todo o sistema e buscar respostas para essa nova modalidade de trabalhos flexível exemplos de empresas que aderiram o modelo e as que são contra. Saber como funciona a geração Y o que quer dizer. E as tendências para o futuro e suas vantagens e desvantagens.
Grandes estudiosos fizeram descobertas que até os dias de hoje são considerados clássicos. Transformando a economia e o mercado de trabalho em uma constante.
Uma pesquisa recente constatou que muitos funcionários até trocariam parte do salário por um ambiente desse tipo, sem horários fixos.
E parece que os empregadores estão começando a responder essa demanda, até porque ela também pode beneficiar as empresas. Nos trabalhos flex, os trabalhadores são tratados como “fornecedores” da empresa, ao invés de empregados em período integral, porque eles não são obrigados a pagar benefícios.
O resultado disso são mais ofertas de empregos flexíveis, se expandindo inclusive para áreas que tradicionalmente eram sólidas e sem possibilidade de variações nos horários e trabalho dos funcionários.
Nove dentre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. E uma grande parte dessas empresas está descobrindo que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, 63% das 479 empresas que responderam à pesquisa acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custos do que em escritórios com endereço fixo. Esses são alguns dos